NOTÍCIAS

10 de novembro de 2010

Sessão de trabalho discute o novo paradigma dos negócios

O novo paradigma dos negócios foi o tema central de mais uma sessão de trabalho promovida pela Koolsite. O evento, realizado ontem no Porto, reuniu mediadores de seguros e especialistas nas áreas de legislação e novas tecnologias com o objectivo de promover um debate transversal a todos os intervenientes no negócio dos seguros.

A exemplo da sessão de trabalho organizada pela Koolsite na semana passada em Lisboa, os principais assuntos abordados foram a importância da gestão da informação e dos últimos recursos tecnológicos na mediação de seguros, bem como o novo marco legislativo para o sector.

“As mudanças que se colocam hoje em dia ao mercado da mediação não podem ser definidas e reduzidas à mera existência de uma crise. Essas mudanças são de circunstâncias de ordem tecnológica e económica”, contextualizou Jacinto Furtado, representante da Koolsite, na abertura dos trabalhos.

Dando início ao ciclo de conferências, José Carneiro, gerente da Segofis, empresa com quase 20 anos de experiência em mediação, partilhou sua experiência sobre a utilização de ferramentas tecnológicas na gestão de carteiras.

O sócio fundador da empresa anfitriã Rodolfo González deu seguimento ao tema com uma exposição sobre a gestão da tesouraria e da contabilidade.

Olga Domingues, da Koolsite, falou sobre a gestão de workflows (fluxos de trabalho). A conferencista teve como pano de fundo a apresentação realizada na semana passada em Lisboa por Paulo Antunes, presidente do Conselho de Administração da Franquiger - Gestão de Franquias S.A. e também presidente do Conselho de Administração da Associação Portuguesa da Franchise. A apresentação expôs os benefícios da automatização dos processos de negócio através do uso desta tecnologia que, segundo afirmou Paulo Antunes em Lisboa, é fundamental para a gestão da sua rede de franquias, com 120 pontos distribuídos entre Portugal e Espanha e crescimento ao ritmo acelerado de uma nova loja por semana.

Representada por Bruno Berrones, a PT Prime foi mais um parceiro de negócio da Koolsite que partilhou a sua visão durante o evento. O gestor de produto da empresa de telecomunicações expôs sobre as plataformas de serviços à luz de um novo paradigma tecnológico e económico.

O último assunto na ordem do dia foi a norma 15/2009 do Instituto de Seguros de Portugal, que se refere ao Relato Financeiro dos Mediadores de Seguros ou de Resseguros. A advogada especializada em fiscalidade Sandra Laranjeiro dos Santos destacou que esta norma, vigente desde Janeiro de 2010, exige a apresentação pública dos relatos financeiros e chamou a atenção para a necessidade de que os mediadores tenham a sua presença assegurada na internet. A conferencista alertou ainda para o prazo de publicação dos relatos de 2010, com data limite em 30 de Junho de 2011, e salientou que seis meses são um período curto para que o mediador se prepare para cumprir com estes novos requerimentos.

Conferencistas

José Carneiro é gerente da Sá Carneiro Mediação de Seguros, Lda. Formado em Contabilidade, já actuou como bancário e administrador de empresa de telecomunicações.

Rodolfo González é engenheiro informático e possui mais de 25 anos de experiência em seguros. É sócio fundador da Koolsite Soluções Informáticas, Lda. e da sua congénere em Espanha Koolsite Soluciones Informaticas SL.

Olga Domingues é licenciada em Informática Empresarial e é Business Consultant da Koolsite Soluções Informáticas, Lda.

Bruno Berrones é formado em Engenharia de Telecomunicações e actua como gestor de produto na Portugal Telecom, na área de telecomunicações e novas tecnologias.

Sandra Laranjeiro dos Santos é advogada e mediadora de conflitos, com certificação reconhecida pelo Ministério da Justiça. Tem pós-graduadações em Direito das Empresas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e em Contencioso Tributário, pelo ISG - Instituto Superior de Gestão, para além de ser especializada em Fiscalidade, pelo Overgest Business Schooll / ISCTE. Mestranda em direito fiscal, é actualmente formadora nas áreas de direito comercial e direito fiscal (IEFP, Horizonte Eficaz Consultoria, Lda.) e colabora com diversas publicações fiscais portuguesas, entre as quais o Portal Fiscalidade.info. Tem mais de uma centena de trabalhos e artigos publicados na área fiscal.


MAIS NOTÍCIAS |